A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

 

 
Enfim o verão... mas é preciso cuidar do jardim!

Conheça as flores e os tratos culturais para ter um jardim mais bonito e saudável neste verão.


O verão é uma estação de muitas flores e nesta época temos diversas árvores floridas como a Cassia leptophylla (falso - barbatimão) da foto ao lado.

E assim são Manduiranas, Canafístulas de diversas espécies, quaresmeiras e Paineiras rosas colorindo o Brasil de norte á sul. Há flores e cores para todos os gostos, e isso porque estamos falando somente nas árvores, imagine quando as opções se abrirem para os arbustos e herbáceas de diversos portes!

Mas, para ter um jardim florido e saudável é preciso considerar que os cuidados com o verão devem iniciar muito antes da estação, com um sistema de regas e adubação que já ocorra na primavera, para garantir uma boa florada no verão. As regas devem se intensificar a medida em que aumenta o calor, e há plantas que não resistem ou não suportam bem o sol escaldante de algumas regiões mais quentes. Não adianta forçar nesses casos, a solução é a troca de local para uma região mais sombreada no jardim.

DICAS DE

CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE 

Na maioria dos livros e revistas em que se encontram referências sobre plantas e flores, são encontradas as orientações sobre a luminosidade adequada a cada uma. Em nosso site você também encontrará referências sobre as necessidades de luz e sol para cada espécie:

Sol Pleno - A planta precisará de um mínimo de 4 horas de sol por dia. Algumas plantas são de sol pleno para regiões frias e de meia-sombra para regiões quentes. Plantas de sol pleno são as únicas que suportam sol o dia todo e nas horas mais quentes do dia. Exemplos: Primavera, Tuia e amor-perfeito.

Meia sombra - A planta precisará de sol por um período entre 2 e 4 horas no máximo, diárias, na parte da manhã ou tarde; nunca no horário do sol mais alto e quente, próximo ao meio-dia. Algumas plantas podem resistir ao sol pleno e à meia-sombra ao mesmo tempo; ou ainda podem ser de sol pleno em regiões mais frias e meia sombra em locais quentes.

Sombra - As plantas de sombra não devem receber luz do sol direta por um período superior a 2 horas e jamais devem receber sol nos horários próximos ao meio-dia. Algumas plantas devem receber apenas luz natural e nunca o sol direto, como é o caso da violeta africana.

CUIDADOS ESSENCIAIS NO VERÃO

As regas devem ser intensificadas no período de verão, em regiões onde as diferenças entre as estações são mais nítidas, como no Sudeste e Sul do Brasil. No período de inverno as regas podem ocorrer com menor freqüência mas no verão devem ser em maior número. Já em regiões em que o verão coincide com a estação das chuvas, como ocorre no Centro-Oeste, esse período é próprio para o plantio de jardins em geral, inclusive dos gramados.

AS FLORES DO VERÃO

A Mussaenda (Mussaenda alicia), floresce no período de primavera e verão, e produz um efeito visual de grande valor ornamental, através de suas sépalas intensamente coloridas, em tons róseos, vermelhos ou brancos (Mussaenda philippica). É um arbusto que pode ser cultivado em locais de clima tropical, mas não tolera baixas temperaturas.
Saiba mais sobre a Mussaenda.

O Manacá da serra (Tibouchina mutabilis) ou a Quaresmeira (Tibouchina granulosa), florescem ao fim do verão de forma abundante, com a árvore em folhagem. Os tons de lilases colorem as ruas e parques do Brasil, de onde são nativas em várias regiões.
Saiba mais sobre as Tibouchinas.

O Hibisco  floresce praticamente o ano todo mas se você adubar nesta época em que as flores vêm com mais intensidade, a floração será ainda mais vigorosa e a planta apresentará um crescimento maior. Adube com NPK na proporção 4:14:8 e farinha de ossos ou de peixe. A planta além de adaptar-se a diversas regiões no Brasil, ainda é pouco exigente quanto aos tratos culturais. Boa época para o plantio: Primavera.Saiba mais sobre os Hibiscos.

A Bouganvillea ou Primavera, floresce praticamente o ano todo, em todas as regiões climáticas do Brasil, mas com maior intensidade na primavera e verão. Para uma floração mais exuberante adube com NPK na proporção 4:14:8 e um adubo orgânico como a Torta de Mamona. Repita a adubação à cada 3 meses e não pode durante o período da primavera e verão, quando florescem com maior intensidade. Saiba mais sobre as Primaveras.

A Lágrima de Cristo (Clerodendron Thomsonae) é uma trepadeira de crescimento muito rápido principalmente nas estações mais quentes, podendo chegar a crescer cerca de 10 cm por dia. Muito decorativa para grades e treliças. Proteja-a do excesso de sol nas regiões mais quentes.
Saiba mais sobre a Lágrima de Cristo.

PAINEIRA (Chorisia speciosa) - Árvore nativa do Brasil e ecologicamente correta para o nosso meio ambiente. Plantar uma árvore nativa é ajudar a reconstruir o nosso ambiente natural.
 A paineira brinda o verão com suas lindas flores e no outono produz os frutos com a árvore totalmente despida de suas folhas. Os frutos são grandes cápsulas com paina em seu interior e o aspecto da árvore muda muito com as estações, provocando mobilidade na paisagem.
Saiba mais sobre a paineira.

A Hydrangea ou Hortênsia é planta que floresce em regiões serranas ou de clima frio e temperado. Deve ser podada num período entre o outono e o inverno, e essa poda pode ser vigorosa, cortando boa parte de seus galhos que poderão originar novas mudas e fortalecerá a planta para a floração na primavera-verão. Após a poda a adubação deve ser feita com NPK na proporção 4:14:8 e um adubo orgânico tipo esterco de gado ou de aves. Facilmente encontrados nas lojas de insumos agrícolas e para jardinagem. Durante o verão intensifique as regas e faça apenas podas de limpeza, retirando o excesso de  flores secas para manter a boa aparência da planta.  Saiba mais sobre as Hortênsias.

As Hortênsias são plantas adaptadas em regiões serranas ou na região sul do Brasil. Preferem o clima ameno a frio e por isso não se desenvolvem em outras regiões do Brasil. Suas cores variam em função da composição do solo e não da espécie da planta. Para solos ácidos, típicos do nosso país a cor da flor é violeta, mas você pode seguir algumas dicas para obter uma florada rosa ou branca:

Flores rosas - precisam de solo alcalino: adicione calcário ao solo e misture bem. Não use adubos químicos e prefira a farinha de ossos que incentiva a floração e ajuda a manter a alcalinidade do solo. 
Flores brancas - precisam de solo neutro: utilize uma quantidade menor de calcário afim de obter um solo mais próximo do alcalino e que possa incentivar a produção das flores brancas.
Flores roxas - precisam de solo ácido: já que esse solo é muito comum no Brasil, você pode regar com sulfato de alumínio na proporção de meia colher de sopa diluída em cerca de 15 litros de água, apenas para reforçar a cor violeta das flores e manter a acidez do solo, que hortênsia tanto gosta. Utilize adubo NPK na proporção 4:14:8 e não adube com farinha de ossos, que poderia levar o solo para a alcalinidade.
Saiba mais sobre as Hortênsias.

PÁGINA INICIAL HOME DE PAISAGISMO

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico


 


Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !

Design de Interiores
Curso on line


CASA E CIA.ARQ
DESDE 2000
Preparando profissionais para o mercado de trabalho.
Matricule-se agora e se profissionalize!

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.