A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

TAPETES

O complemento essencial que valoriza os ambientes.


Eles podem deixar os ambientes mais aconchegantes e requintados, além de absorverem os sons dos passos e proporcionarem uma sensação de conforto térmico e acústico. Os tapetes são complementos indispensáveis na maioria dos ambientes, para finalizar a decoração ou mesmo para destacar-se por sua própria beleza e valor artístico.
Ao escolher o tapete para um ambiente deve-se levar em consideração vários aspectos: o estilo do ambiente, as cores utilizadas nos móveis e demais elementos, a praticidade necessária e por fim, o gosto pessoal que não deve ser desprezado em hipótese alguma. Ambientes mais sofisticados e que possuem móveis de estilos passados, podem receber tapetes mais requintados e elaborados, como os orientais mais tradicionais. 

Motivos florais em arabescos persas ou turcos, podem ser uma boa opção, tanto para os móveis de época quanto para fazer contraste com linhas mais contemporâneas. Mas nos dois casos, a sofisticação independente do estilo e acaba sendo uma condição para o uso desse tipo de tapete.

Os tapetes mais tradicionais e de desenhos rebuscados poderão compor belos ambientes, mesmo com móveis atuais, como é o caso da  foto ao lado. Quando a padronagem apresenta um desenho repetitivo (padrão global), é possível até colocar móveis cobrindo parte do tapete, já que nesse caso não haverão medalhões a serem cobertos.

Um composé entre as cores do sofá e do tapete, como na foto ao lado, também irá garantir a harmonia final. Quando a cor do sofá aparece entre as cores do tapete, conseguimos o composé e com ele fica mais fácil ambientar estampas diferentes entre o mobiliário e o tapete.
A harmonia entre um sofá com tecido liso associado em composé a um tapete estampado, também é mais simples e fácil de ser obtida.


Os tapetes mais trabalhados são mesmo para serem admirados e podem ficar em exibição, até mesmo com certo destaque em relação ao mobiliário. Mas isso tudo sem perder a funcionalidade, é claro.

É preciso uma certa sutileza para valorizar a beleza de um tapete mais artístico, sem perder a praticidade necessária ao dia a dia.

Na foto ao lado, o tapete redondo apresenta desenhos rebuscados e medalhão ao centro. Veja que se fosse coberto com uma mesa mais pesada, o desenho não seria percebido em sua totalidade. Mas, com uma mesa leve e delicada como essa, o tapete fica valorizado e a funcionalidade é preservada.

Observe que o medalhão central é diferente dos medalhões redondos que o circundam. Ao esconder parte do desenho que varia e forma todo um conjunto, o efeito final fica comprometido e não há justificativa para o uso de um tapete tão rebuscado e caro, se sobre ele foi colocado um pesado móvel que esconde parte de seu desenho.


os tapetes lisos permitem uma liberdade maior em sua disposição. Como não têm desenhos que possam ser ocultados pelo mobiliário, ficam bem em qualquer situação. Atualmente os tapetes de fibras naturais têm sido uma opção muito utilizada.

Em sisal, palha de milho ou juta, eles dão um toque rústico  muito contemporâneo aos ambientes, além de produzirem alguns contrastes extremamente interessantes entre o sofisticado e o simples, o arrojado e o natural...

O composé, onde a cor do sofá se repete em detalhes do tapete, garante a harmonia entre as duas peças. A disposição do tapete, que não encosta no sofá é um arranjo que confere leveza ao conjunto. Quando a padronagem de estampa do tapete é um padrão global e repetitivo, permite que parte do desenho seja coberta pela mesinha, o que não aconteceria se houvesse um medalhão central. 

Os tapetes com estampas mais geométricas ou mais simples, que apresentam detalhes graúdos e fundo liso, são menos rebuscados e combinam com ambientes mais despojados. Os Kilims possuem essas características, como na foto ao lado.


REGRAS BÁSICAS PARA DISPOSIÇÃO DOS TAPETES

Quando o tapete estampado fica sob os sofás, há uma tendência em que a composição fique um pouco mais pesada no conjunto. Mesmo que as variações no desenho não sejam encobertas, como na foto ao lado. 

Quando pelas dimensões do tapete, não for possível evitar esse tipo de situação, o ideal é que o sofá seja liso, para evitar o confronto entre estampas.
Ao soltarmos mais o tapete do mobiliário e colocarmos afastado do sofá, o conjunto ganha mais leveza e cada peça mantém sua identidade. Esse tipo de recurso torna-se ainda mais necessário quando além do tapete

os sofás também são estampados. Nesse caso, um afastamento entre os dois irá evitar um confronto maior entre as estampas.

Os tapetes devem ter tamanhos compatíveis com o mobiliário a sua volta ou sobre ele. No caso da foto ao lado o tapete é muito pequeno para a situação e compromete o bom resultado do conjunto. Deve haver uma sobra

de tapete, certa forma generosa, a  volta do mobiliário que está  sobre ele. Caso contrário, o resultado será a sensação de um tapete mal dimensionado para o local.

Outras dicas:
Quando há mais de um tapete no ambiente, eles devem ser diferentes, mantendo alguma cor básica entre si para que haja harmonia.
Tapetes podem ser colocados sobre qualquer tipo de piso, inclusive sobre carpetes.
Jamais encoste um tapete no outro. Preserve um certo espaçamento entre eles para que possam ser valorizados.
Para áreas de maior circulação escolha tapetes com estampas mais intricadas e cheios de detalhes. Dessa forma a manutenção será mais espaçada.
Leve em consideração as cores da decoração para a escolha dos tapetes. Se quiser contrastes use outra cor, mas procure repeti-la no ambiente em forma de almofadas ou xales, por exemplo para obter harmonia.

HOME DE DECORAÇÃO

PÁGINA INICIAL

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem
 


Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!

Design de Interiores
Curso on line


Cursos on line
com suporte
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


VAI VIAJAR?
Curso on line
HISTÓRIA DA ARTE E DO MÓVEL
Conheça antes as obras de arte que você visitará. A sua viagem ganhará um valor inestimável, e você terá um novo olhar sobre os lugares que visitar.

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.