TEXTURAS EM JARDINS


O interessante jogo de contrastes entre texturas, que pode valorizar e movimentar o jardim.

Texto: Arquitª Fátima Senra

Entende-se por textura a característica da superfície de um determinado corpo ou material.

Em arquitetura, interiores e paisagismo aplicamos o termo textura para designar uma determinada superfície que tenha alguma característica não lisa, ou seja, com algum tipo de relevo. Dessa forma já podemos observar na foto ao lado os diversos tipos de texturas no piso do jardim, por exemplo.

As placas dos decks de madeira fazem um desenho geométrico com os pedriscos de mármore branco, em um jogo de contrastes que movimenta o ambiente de jardim. As bolachas de  troncos de madeira que dão acesso ao local, em conjunto com a textura do gramado, complementam todo o jogo de contraste que além de movimentar o jardim, também confere muita harmonia ao local.

Esse tipo de jogo de texturas normalmente exige certos cuidados para a sua instalação, assim também como exige cuidados específicos e constantes para a manutenção.

Cuidados especiais na implantação, e manutenção constante podem ser necessidades importantes de jardins onde haja um expressivo jogo de texturas entre materiais e forrações vegetais.

Observe que é preciso colocar um separador de grama que irá definir o limite entre o gramado e o pedrisco branco, para que a grama não invada a área dos pedriscos com facilidade. Há também que colocar uma manta geo-têxtil sob a área onde será assentado o pedrisco e o deck de madeira, para que as partículas do material do solo não se misturem com os materiais assentados na superfície.

Texturas entre plantas

As texturas em um jardim podem ser trabalhadas não só em materiais diferentes, mas também com relação as próprias plantas. O interessante jogo de contrastes obtido no confronto entre as cores e formas das folhagens, pode resultar em belíssimos efeitos que irão valorizar o jardim.

Na foto ao lado, as cicas  (Cyca revoluta) recebem em seu entorno uma forração com bromélias de cores e folhagens diferentes, e que no conjunto final com o gramado ao redor, fazem um interessante jogo de contrastes, onde o resultado final é obtido justamente pelo jogo com as diferentes texturas.

Jogo de texturas com plantas de folhagens e cores diferentes

O jardim árido ou rochoso é um típico exemplo onde o jogo de texturas é muito comum e até natural, devido o uso de pedras de diferentes formatos e tamanhos, além das forrações em pedriscos e areia, que por si só já apresentam texturas bem específicas e que podem causar um contraste harmônico quando expostas em conjunto.
Observe na foto a seguir, que os diferentes tipos de pedriscos utilizados para a forração do solo, em conjunto com os seixos rolados maiores distribuídos ao longo do jardim, criam movimento e contraste em conjunto com as plantas, de características de clima seco, ali dispostas. Nesse jardim, a disposição dos elementos, tanto as pedras quanto as plantas foi feita de modo mais natural, como que buscando a inspiração na forma com que se dispõem na natureza. Trata-se de uma concepção mais naturalista, diferente do que ocorre nos jardins de Odete Rangel que apresenta uma disposição dos elementos dentro de um traçado mais geométrico e de natureza mais urbana. São tendências diferentes e que devem ser seguidas de acordo com a preferência ou com as necessidades em cada caso.

Cactáceas, Agaves e suculentas como a rosa-do-deserto (Adenium obesum) são espécies características do jardim desértico

Texturas, Jardins e Estilos

Enquanto a distribuição dos elementos no jardim anterior se dá de forma aparentemente aleatória, seguindo uma linha casual muito comum na natureza, os jardins a seguir mostram a mão do paisagista de forma mais explícita. Não há casualidade, e os elementos são dispostos de forma agrupada e organizada, dentro de um traçado mais definido. O jogo de texturas é muito bem visível e interessante nas duas tipologias de jardim citadas.

Jardins: Odete Rangel – Curitiba – PR

Nos jardins tropicais onde o naturalismo é muito comum, também há lugar para o jogo de formas e texturas. Numa tendência contemporânea e urbana, os jardins com plantas tropicais podem receber desenhos geométricos compensados por linhas mais orgânicas que remetem ás linhas sinuosas dos rios e lagoas naturais.

É o formalismo atenuado por linhas mais naturalistas, num resultado limpo, de fácil leitura e muito bem inserido no contexto  urbano e arquitetônico de nossas cidades.

Bromélias distribuídas em forração de seixos rolados em contraste com o gramado

 

 

Agaves e Bromélias agrupadas sobre forrações de pedriscos associadas a outros tipos de pedras,
á forração com seixinhos e gramado. Desenho sinuoso e jogo de texturas com característica tropical.

Existe uma infinidade de materiais que podem ser usados como forração para a obtenção de contraste entre texturas: casca de árvores,  seixos rolados, pedriscos diversos, bolachas de madeira como as da foto ao lado, colocadas sobre a forração de mármore rolado, etc. Observe que as bolachas devem ser inseridas com a funcionalidade de passagem e não puramente decorativas, elas devem realmente dar acesso a algum local, para que não se pise sobre a forração assentada.

O resultado final da aplicação de texturas diferentes pode ser bom, pode causar mobilidade no jardim, e também pode ser uma excelente mostra do exercício da sua criatividade, vale a pena experimentar!

 


FS Arquitetura


Projetos e execução 
Arquitetura
Interiores
Paisagismo


Atendemos em outras cidades
Fale com a gente
CLIQUE AQUI

 


CURSOS ON LINE


Decoração de interiores
Paisagismo/Jardinagem
Jardinagem
Hist. da Arte/Móvel
Pinturas especiais
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
AutoCad

Paisagismo e Jardinagem 
Em 30 aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe de profissionais só para atendê-lo!




Matricule-se já

Aspectos construtivos do jardim: Iluminação, execução de fontes, espelhos d'água, tanques e muitos outros assuntos abordados no curso, em matéria ilustrada.




Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso de 
Paisagismo e Jardinagem.
Consulte o programa do curso

Matricule-se agora.

 


Decoração de Interiores

Cursos:

Básico em 1 mês
Dec.1 em 10 meses
Dec.2 em 5 meses
Cursos Intensivos



Conheça os programas


Pinturas especiais
em paredes
em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo para você.



4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!

 

Desenho de Paisagismo
e AutoCad



MATRÍCULAS ABERTAS
 

PÁGINA INICIAL