PAISAGEM DA MINHA CIDADE


Trabalho didático da aluna:  Rosa Maria - Rio de Janeiro - RJ   -    (Curso: Paisagismo)


Um trecho extraído do trabalho da aluna, mostra espécies de clima tropical presentes na paisagem carioca.

Cocos nucifera - (coqueiro, coqueiro-da-Bahia)
Família: Palmaceae
Origem: Índia
Atinge altura de até 30 metros.

O Rio de Janeiro possui muitos parques, praças e grandes reservas florestais.
Devido à extensão da cidade e a sua localização, entre o mar e as montanhas, há nela grande variedade de plantas e até de clima, principalmente no verão...
Tanto órgãos públicos, especialmente a Secretaria Municipal de Parques e Jardins, como empresas particulares estão se esmerando  na realização de um trabalho paisagístico elaborado...

Coqueiro:
O coqueiro tem flores de cor creme, agrupadas em cachos, por quase o ano inteiro. Seus frutos são comestíveis e a primeira frutificação se dá após oito anos do plantio, na primavera. É cultivado em jardins, gosta de clima quente e úmido, com solo arenoso e pleno sol.
Rega-se com freqüência nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover. No verão e outono se propaga por sementes e são plantas rústicas, que não dão trabalho. A adubação é feita uma vez por ano com torta de mamona, farinha de peixe e NPK rico em Nitrogênio (N).
Uso medicinal: O coco é um alimento completo. É usado para tratamento de várias doenças. Já é sabido que a água de coco contém grandes propriedades nutritivas.

A Agave (da foto) tem flores que se agrupam em hastes florais de cor amarela durante a primavera e verão. Suas folhas têm formato de lanças e medem até 1 metro. São sempre verdes e muito decorativas. Seu cultivo é em jardins, em solo arenoso. Não tolera geadas, resiste ao vento e gosta de sol pleno. Rega-se duas a três vezes por semana nos meses quentes e nos frios uma vez por semana. Propagam-se por filhotes na primavera. É uma planta muito rústica, não dá trabalho. Deve ser adubada uma vez por ano com torta de mamona e NPK rico em N.

Agaves e coqueiros, típicos na paisagem do Rio. 

PLANTAS ORNAMENTAIS

PÁGINA INICIAL

OUTROS TRABALHOS