A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

AMAZÔNIA - em flora e frutos
Por Alessandra Colturato Vanzelli (Bióloga)
Secretária de Turismo e Meio ambiente de S. Gabriel da Cachoeira - AM

São Gabriel da Cachoeira está situada na margem esquerda do Rio Negro, à noroeste do Estado do Amazonas, a 850 KM de Manaus (em linha reta). A área total do município é de 122.255 Km², e faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela. A cidade possui um cenário paradisíaco, com praias fluviais, cachoeiras, corredeiras, morros, serras, além de estar cercada pela floresta Amazônica.

Ao lado, praia fluvial Mussum Cuara.


Açaizeiro 
Nome científico: Euterpe oleracea
Nome popular: açaí, açaizeiro
Família: Palmaceae

O açaizeiro faz parte da família das palmaceas. Esta palmeira brasileira ocorre predominantemente na região Norte, e é encontrada nas margens dos rios, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos.
O cultivo e manejo do açaizeiro é ecologicamente adequado para as condições de solo úmido das várzeas do Estuário Amazônico. A palmeira pode ser utilizada para a extração do palmito (a partir da estipe), e produção de frutos, utilizados na fabricação do "vinho do açaí", e é um dos principais alimentos das populações ribeirinhas.

A proliferação da espécie ocorre através de brotações por touceiras ou disseminação de sementes.
A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento.

 

A palmeira atinge uma altura de 20 a 25 metros. Cachos de flores miúdas amarelas surgem predominantemente de Setembro à Janeiro, podendo aparecer quase o ano todo. Os frutos também dão cachos, que são de coloração violácea.
A polpa do açaí contém alto teor energético, e a divulgação de suas propriedades nutritivas possibilitou a abertura de novos mercados de consumo em outras regiões do país, tornando-se uma nova e ecologicamente correta, fonte de renda para as populações nativas.

Maracujá Poranga 
Nome científico: Passiflora coccinea
Nome popular: Maracujá_de_flor_vermelha, maracujá_poranga  

Angiospermae - Família: Passifloraceae

Trepadeira semi-herbácea, de crescimento moderado, da América do Sul tropical (Amazônia), de florescimento e ramagem decorativos. Folhas mais ou menos orbiculares denteadas. Frutos ovalados, amarelo-alaranjados e comestíveis. Floresce quase o ano todo, tornando-se adequado para guarnecer grades, cercas e portais. Não tolera geadas e multiplica-se por sementes.

 


Tucumã
Nome científico: Astrocaryum aculeatum
Nome popular: tucum, Tucumã_açú.
Família: Palmaceae

Grande palmeira, alcança de 10 a 15 metros de altura, sempre provida de espinhos longos, dispostos na metade superior do tronco. Produz um fruto, cujo mesocarpo amarelado e oleoso é muito apreciado pelo caboclo local, acompanhado de farinha de mandioca. Suas folhas, maceradas, fornecem uma fibra resistente utilizada no artesanato de malhadeiras e redes de dormir.
O fruto tem grande valor nutritivo, e pode ser consumido na  forma de sorvetes, doces e compotas. Com a polpa, pode-se preparar o "vinho de tucumã".
Este tipo de tucumã é nativo do Amazonas, sendo comum em regiões descampadas, com solos pobres e degradados.

 


Pupunha 
Nome científico: Bactris gasipaes
Família: Palmae

A Pupunha é uma palmeira que pode chegar a 20 metros de altura, e ocorre em toda a Amazônia. As flores possuem um cheiro característico que atrai muitos insetos polinizadores. 
A frutificação vai de Novembro a junho. Todas as partes da planta podem ser utilizadas: 
As folhas servem de palha para a cobertura de casas, o tronco para a fabricação de casas e implementos agrícolas, as inflorescências são usadas como tempero, o fruto (cozido e seco ou torrado) na fabricação de bolos e pães, e o meristema central como palmito.
A principal forma de consumo é o fruto cozido e com sal. Os frutos são energéticos, devido aos elevados teores de gordura e vitamina A.

Urucum 
Nome científico: Bixa orellana

Família: Bixaceae

Espécie de arbusto que chega a 5 metros de altura. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Floresce durante a primavera e início de verão. Suas sementes são utilizadas contra bronquite e febre, e também como cosmético.
Da polpa, pode-se extrair substâncias amarelas e vermelhas, que podem ser empregadas na indústria alimentar, indústrias de impressão e tecidos. Os índios amazônicos utilizam o urucum para tingir a pele, e como repelente de insetos.

 

PÁGINA INICIAL

HOME DE PAISAGISMO

PRÓXIMA PÁGINA

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.



Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc


Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico



Totalmente on line!



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com
as cores!
 

Design de Interiores
Curso on line

Profissionalizante com
teoria e projetos
ou Básico em 1 mês para quem quer decorar a própria casa

Matricule-se


Cursos on line


 

Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.