function disableselect(e){ return false } function reEnable() {return true } //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable }
 

 


 

A primeira escola on line de Design de Interiores, 
Paisagismo e Jardinagem

PORTAL DO CONHECIMENTO - Desde o ano de 2000 preparando profissionais pela internet
       

 
 

JARDIM SENSORIAL  

Um Jardim deve ser possível para todos.
Conheça agora as possibilidades do jardim do olfato, do tato e do deslumbramento de sua descoberta.


Texto: Beatriz Chimentti - Arquiteta e  Profª de Paisagismo e Pedro Gomes da Cruz (Paisagismo) - Edição: Fátima Senra - Arquiteta da Casa e Cia.arq


O jardim sempre foi um espaço de lazer e prazer para todos os usuários, mesclando um paradigma de sonho e realidade. Através desse espaço, era possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão.

Michael Corajoud define bem o conceito de jardim, quando declara que este não é feito somente para compensar as lacunas de uma cidade, nem simplesmente para inserir a natureza no espaço urbano.

O jardim é um fragmento de um sonho, e não um enclave necessário para trazer ar para o cidadão. E como fragmento de um sonho, o jardim deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário, incluindo os portadores de deficiência em geral - ou seja deficientes visuais, auditivos, físicos - e também os idosos.

Mas infelizmente, grande parte dos jardins brasileiros, tanto residenciais quanto públicos, não consideram esta parcela da sociedade, dificultando e até impedindo o contato com a natureza.
Em sua maioria, os jardins não são adaptados aos portadores de deficiência e/ou idosos incluindo em seus espaços espécies inadequadas, detalhes construtivos como rebaixos e desníveis que dificultam a circulação dos deficientes, dentre outros problemas.


A idéia de criar um jardim sensorial residencial, com condições bastante peculiares, surgiu exatamente para amenizar toda essa dificuldade, além de proporcionar para esta pequena parcela da sociedade, o contato com a natureza em suas próprias residências. O projeto do jardim pode ser adaptado para varandas e até mesmo para o interior das casas.
Esse jardim deverá ser suspenso a uma altura pré-determinada, considerando passagem tanto para cadeirantes quanto deficientes visuais e idosos.

Jardim com diferentes formas e texturas,
em jardineira suspensa


Este recurso garante o livre acesso a todos que queiram tocar ou cuidar das espécies com facilidade.
O jardim sensorial possui grande influência oriental, ou seja é por meio dos quatro sentidos do corpo humano que este se manifesta. O tato através das texturas das plantas, a audição com os repuxos d’água, a visão observada através das cores exuberantes e, finalmente o olfato com os aromas das plantas.
As espécies possuem diferentes texturas e através delas é possível garantir um resultado satisfatório, através do tato. Um bom exemplo disso é o caso das suculentas.


Ao lado - Um jardim com espécies de pinheiros - Podocarpo, bambus e outros arbustos, com texturas diferentes e ao alcance de deficientes visuais. A presença de elementos escultóricos como a lanterna japonesa enriquece o passeio. Nesse caso, seria ainda imprescindível a presença de um guarda-corpo com corrimão para guiar o passeio, proporcionar segurança e evitar acidentes.


As pequenas fontes e repuxos d’água também são responsáveis por agradáveis sensações, e podem ser inseridas em qualquer jardim através de um simples sistema de bombeamento de água, semelhante ao utilizado em aquários. O som emitido pela água é calmante e terapêutico segundo especialistas holísticos.

No caso de fontes maiores com espelhos dágua, a segurança pode ser oferecida pela diferenciação do revestimento de piso nas proximidades da mesma. O barulho da água associado à diferença de textura do piso, são elementos que irão sinalizar a proximidade da água para o deficiente visual. Tudo isso sem dispensar o guarda-corpo e o corrimão.
 


E finalmente, os jardins sensoriais olfativos – comumente conhecidos como jardins aromáticos e/ou de ervas – de influência medieval também podem ser utilizados. Nestes jardins é possível sentir o agradável aroma das ervas e temperos caseiros, além de servirem no preparo de receitas culinárias e temperos em geral. As espécies mais utilizadas são o alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, gengibre, coentro, além de ervas que servem para ungüentos e chás, como camomila, erva doce, erva-cidreira, dentre outras.
 

Alecrim

Hortelã

Manjericão

Segundo especialistas, as ervas aromáticas possuem efeitos terapêuticos, os aromas entram através das células sensíveis que cobrem as passagens nasais, chegando direto ao cérebro e afetando as emoções, atuando no sistema límbico que também controla as principais funções do corpo.
Veja mais sobre Plantas Aromáticas e Condimentares

Ao lado, o jasmim-dos-poetas - Jasminum polyanthum, uma das inúmeras opções de plantas ornamentais aromáticas, ou seja, que possuem perfume que podem sensibilizar nosso olfato.

Essas plantas, podem valorizar o jardim sensorial não só por seu perfume mas também por sua inegável beleza. É o caso das rosas - à esquerda, da dama-da-noite, do manacá-de-cheiro etc.

HOME DE PAISAGISMO

 PÁGINA INICIAL

Cursos on line
(EAD)
Estude em casa com suporte de atendimento pela internet
Prepare-se para o
mercado de trabalho!



Design de Interiores

Paisagismo e Jardinagem
Jardinagem
História da Arte / Móvel

Pinturas especiais/paredes
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad


CURSO ON LINE
Paisagismo e Jardinagem
Aulas ilustradas em linguagem clara e didática.


Paisagismo e Jardinagem 
 30 Módulos de Aulas ilustradas e o apoio técnico de uma equipe
de profissionais.

Inicie seu curso ainda hoje.

Podas, adubação, tratamento do solo, regas, iluminação do jardim, luminosidade ideal para cada tipo de planta, controle de pragas e doenças, etc



Você vai aprender sobre estes assuntos e muito mais no curso

Paisagismo e Jardinagem.


Design de Interiores
Módulo profissionalizante
ou Básico



Totalmente on line!



Pinturas especiais
em paredes

em 18 técnicas ilustradas e detalhadas passo a passo
para você.

4 Aulas fartamente ilustradas para você trabalhar ou mudar sua casa !
Passo a passo você aprende as técnicas e a trabalhar com as cores!


Cursos on line
com suporte
Desenho de Interiores
Desenho de Paisagismo
Desenho Interiores / Paisag.
AutoCad

 

Realize Projetos de Paisagismo e ajardinamento.


Atenção: Todo o conteúdo do site www.casaecia.arq.br é exclusivo e original, de autoria da equipe de profissionais e colaboradores do site. Existem sites e blogs que copiam conteúdos, e isso faz com que os sistemas de rastreamento dos principais sites de busca, que procuram trabalhar apenas com sites de boa qualidade e confiabilidade, nos penalizem no ranking de buscas a todos, tanto o plagiador quanto o que apresenta conteúdo autêntico. Portanto, avisamos que não copie de forma total ou parcial o nosso conteúdo para replicar na internet, sob pena de expor as penalidades que lhes serão impostas, de acordo com o mecanismo de defesa e ressarcimento de nossos direitos, que iremos utilizar judicialmente contra você.